quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ministro da Saúde visita Hospital Aroldo Tourinho

Equipe apresentará projetos de ampliação da maternidade e implantação de Centro de Reabilitação Motora e Plasticidade Neuronal


A equipe do Hospital Aroldo Tourinho apresentará no próximo sábado, dia 02 de julho, a proposta para a construção de novas instalações da maternidade, dentro do Programa de Assistência Materno-infantil Rede Cegonha, durante a visita do Ministro de Estado da Saúde, Dr. Alexandre Padilha. Será apresentada também a recomendação de instalação do Centro de Reabilitação Motora e Plasticidade Neuronal.

O Ministro da Saúde vem a Montes Claros para a reinauguração da Maternidade do Hospital Aroldo Tourinho, reaberta no último dia 16 de maio. Dr. Alexandre Padilha, será homenageado na ocasião, quando receberá o Troféu Amigo do peito, oferecido àqueles que contribuem para o desenvolvimento do HAT.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é um programa do Governo Federal composto por um conjunto de medidas que visam garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. As medidas previstas na Rede Cegonha são coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos Estados e Municípios. A meta do Governo Federal é levar as ações inseridas na Rede Cegonha a todo o país.

Plasticidade Neuronal

A plasticidade neuronal é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões entre os neurônios a partir da experiência e do comportamento do indivíduo, a partir de determinados estímulos, mudanças na organização e na localização dos processos de informação.

Através da plasticidade, novos comportamentos são aprendidos e o desenvolvimento humano torna-se um ato contínuo, uma determinada função do Sistema Nervoso Central (SNC) pode ser desenvolvida em outro local do cérebro como resultado da aprendizagem e do treinamento.

FONTE: http://www.plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=73

terça-feira, 28 de junho de 2011

Confraternização dos aniversariantes de Junho de 2011

Aconteceu no dia 27 de junho, a confraternização dos aniversariantes do mês. Confira as fotos:











Ministro da Saúde visita HAT e participa de reinauguração da Maternidade


 
No próximo sábado, dia 02 de julho, o Ministro de Estado de Saúde, Dr. Alexandre Padilha, fará visita ao Hospital Aroldo Tourinho, quando acontecerá a reinauguração da Maternidade do Hospital.

Na ocasião será apresentada ao Ministro proposta de construção de novas instalações para a Maternidade, dentro do Programa de Assistência Materno-Infantil, Rede Cegonha. Além disso, a Provedoria do HAT apresentará a recomendação para a instalação do Centro de Reabilitação Motora e Plasticidade Neuronal.

O Ministro será homenageado durante a visita e receberá o Troféu Amigo do Peito das mãos de mães doadoras do Banco de Leite do HAT. O troféu é oferecido àqueles que contribuem para o desenvolvimento do Hospital.

Maternidade
Desde a reabertura da Maternidade, no dia 16 de maio, foram realizados mais de 50 partos, através do Sistema Único de Saúde – SUS, convênios e particulares. Uma equipe completa, de médicos obstetras, anestesistas e pediatras estão disponíveis 24 horas para garantir o atendimento necessários às futuras mamães.

A Maternidade do HAT conta ainda com o suporte do Banco de Leite Humano do Hospital, o único na região.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Deputado Saraiva Felipe visita Hospital Aroldo Tourinho e é homenageado

No último domingo, dia 19 de junho, o Deputado Federal Saraiva Felipe visitou o Hospital Aroldo Tourinho para receber uma homenagem: o Troféu Amigo do Peito, oferecido àqueles que contribuem para o desenvolvimento do HAT. A homenagem foi entregue pelo Provedor do Hospital, José Maria Marques, durante café da manhã. Participaram ainda o Provedor Adjunto Abílio Carnielli Filho, o Superintendente da Fundação Hospitalar de Montes Claros Alexandre Ramos e colaboradores do Hospital. "Estou honrado com esta homenagem", disse o Deputado.

O Provedor, José Maria Marques, relatou durante a reunião que a ajuda do Deputado Saraiva Felipe será de extrema importância para que o Hospital continue a se desenvolver e entregou uma carta com pedidos ao Deputado.

Saraiva Felipe comentou que participou de toda a evolução do HAT, desde sua fundação, até a transformação em Hospital Municipal e hoje Aroldo Tourinho. Ele afirmou estar impressionado com a estrutura do HAT e se comprometeu a trabalhar em favor do credenciamento do HAT para a realização do credenciamento dos serviços de Alta Complexidade em Cirurgia Vascular, Laboratório de Eletrofisiologia e Alta Complexidade em Cirurgias Endovasculares. Ele comentou ainda sobre a reabertura da Maternidade. "A reabertura da Maternidade do Hospital Aroldo Tourinho é algo significante e pretendo ajudar para que seja incluída no projeto Cegonha", disse.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Crianças nascidas na Maternidade do Aroldo Tourinho participam de evento no Hospital

Todos os anos o Hospital Aroldo Tourinho realiza homenagem às crianças nascidas na maternidade do HAT. Este ano, para comemorar a reabertura desta Maternidade, depois de nove meses fechada, 1400 crianças, nascidas entre os anos de 2005 e 2008 serão homenageadas.

No sábado, 11 de junho, a equipe do HAT receberá as crianças, a partir das 8h00, no estacionamento do hospital, para uma grande festa. Segundo o superintendente do Hospital, Alexandre Ramos, o evento marca um novo momento do Hospital e a reabertura da maternidade, necessidade de toda a comunidade de Montes Claros e Norte de Minas.

Por: Maria Fernanda