quarta-feira, 16 de março de 2011

MODELO ASSISTENCIAL REDUZ MORTALIDADE INFANTIL

Já pensou viver em uma cidade onde as mães encontrem apoio contínuo de saúde desde antes da gestação até a época em que seus filhos tenham cinco anos de idade? Este lugar existe e se chama Pirapora! E o Hospital Aroldo Tourinho quer o mesmo para Montes Claros.

Aconteceu hoje, 16 de março, no Hospital um treinamento e troca de informações sobre o Processo Assistencial Integrado (PAI). O programa acompanha desde o planejamento familiar até os cincos anos de idade da criança unificando os serviços como pré-natal, parto e outros. Implantado em Pirapora, o PAI reduziu em mais de 50% a mortalidade infantil da cidade, que hoje está entre os locais do estado com menor índice de morte prematura.

Segundo Valdson Rezende coordenador da atenção primária de saúde de Pirapora, o PAI organiza o fluxo de atendimento materno infantil, padronizado todo o processo e focando na satisfação do usuário. “Acompanhamos todo o ciclo, desde o planejamento familiar, passando pelo momento do nascimento até a puericultura”, diz Valdson.

Sabrina Leite, coordenadora do Centro de Referência Integrado Viva Vida Hiperdia Minas da Microrregião Pirapora, explica que o programa poderia ser aplicado em outras áreas da saúde, mas a escolha pela materno-infantil se deu pelos problemas da região com a mortalidade prematura. “Com o programa temos uma visão do todo, programando estratégias pontuais em cada período do processo gestacional e puericultura, reduzindo a mortalidade” explica a coordenadora.

De acordo com os dados da coordenadora, em Pirapora no ano de 2003 a mortalidade era de 31% em 1000 crianças nascidas. Hoje é de 12% em 1000. Graças ao PAI, houve uma redução de mais de 70% comprado com o percentual de 2003.

O Hospital Aroldo Tourinho implantará o mesmo serviço na entidade, trocando informações e conhecimento na área. O maior objetivo da Instituição e atender com qualidade, garantindo conforto e tranquilidade para as mães.




Por: Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário